Tabu [Exorcismo]




Corpos que convulsionam, força descomunal, agressividade, aversão ao sagrado e falar em idiomas estranhos são comportamentos tabu que, segundo algumas religiões, devem ser interpretados como sintomas de possessão demoníaca.

 Para combater as supostas forças diabólicas, foi criado o ritual do exorcismo. Este episódio de Tabu América Latina mostra de perto a prática deste antigo ritual e apresenta seus protagonistas. No México, dois sacerdotes católicos dedicam-se à cura e à liberação através da oração e da imposição de mãos.

 A igreja Católica questiona suas práticas e eles enfrentam o risco de serem excomungados. Eles lutaram contra o suposto espírito maligno que possui uma mulher há 19 anos e deverão enfrentar a violenta reação que ela experimenta durante o exorcismo. Na Argentina, Gimena Valle, sacerdotisa da Igreja Luterana Carismática Independente, diz ser a única mulher exorcista da América Latina e luta contra a maldição da qual uma mãe e filha acreditam ser vítimas. 

Na Colômbia, o irmão Hermes Cifuentes acredita ter recebido o dom da clarividência e o poder de expulsar demônios diretamente de Deus. Ele conduz exorcismos em grupos com métodos que alguns consideram bruxaria, e é acusado de ser charlatão. Eles realizarão rituais que os levarão a sofrer o ataque das supostas forças malignas que combatem. Todos eles viverão uma experiência tabu